uma fotografia é
As razões pelas quais uma fotografia pode ser um instrumento essencial para pensar o mundo são simples. Nela se cruzam a verdade e a falsidade, recompostas no jogo modelo, cópia e simulacro. Este modelo, por sua vez, remete-nos para um paradoxo que envolve o tempo e o espaço. O espaço representado é uma duplicação inexacta, é uma recriação de espaços infinitos. O tempo recuperado traz a marca de uma presença para sempre perdida, como uma memória de infância, uma estrada cheia de buracos que percorremos, receosos e plenos de imaginação.
E sempre a relação com um fundo sem fundo em que todas as categorias são desfeitas e onde a vida procura as forças mais intensas.
2 Comments:
At 8:50 da tarde, maresia said…
uma fotografia é o que cada um quiser
At 11:37 da tarde, nrc said…
Sem dúvida... Uma fotografia pode até ser um corpo ausente... Mas qual é a razão pela qual uma fotografia é o que cada um quiser? Sem entrar num relativismo que se pode tornar inócuo, parece-me que a fotografia é das produções humanas que mais diz sobre o humano (tal como a guerra ou o amor, mas mais fria) e que mais relações enceta com a construção humana do mundo
Enviar um comentário
<< Home