levante

textos sem sentido e outros

terça-feira, outubro 07, 2003

Publico uma parte do longo comentário de FZM:
DA SIMBOLISMO DA LIBERDADE NA DEMOCRACIA. O teu comentario sobre a democracia centra-se sobre a actual actuação do Presidente Bush. Percebo uma causalidade no teu comentario: Bush/America são o simbolo mundial da democracia, sistema politico que simboliza a liberdade, e que para ti, não passa precisamente disso, de um signo que oculta interesses de diversas naturezas; por um lado o expansionismo ameriacno, por outro o universalismo de uma certa concepção de liberade. Em vários pontos estamos de acordo: tanto a América representa a democracia, como Bush representa um sistema democratico norte-americano, e, o sistema democrratica simboliza um tipo de liberdade. Numa coisa estamos em total desacordo: na motivação de Bush para atacar o Iraque. No teu esquema, Bush ataca o Iraque em nome da democracia (liberdade), impondo um regime politico dissonante das caracteristicas da sociedade iraquiana. Poderiamos subtrair do seguinte esquema um ataque a liberdade democratica, dado o não-universalismo.

Ainda sobre a pureza. Referindo-me então concretamente à tecnica desde a pureza: a blogosfera não me surge a mim como negativa nem como "aqui". A blogosfera não tem natureza ontologica, é um objecto. Os objectos estão limitados ao poder do sujeito. Eu envolvo-me na blogosfera mas não sou a blogosfera. Se reconhecermos a linguagem como limitada em relação com a mente é natural que não seja a tecnica a romper esse limite, que é o horizonte do homem. Aqui introduzo outra questão o homem como limitação. A tecnica é precisamente um instrumento desse sujeito, limitado em relação às suas ideias, ao serviço da vontade de poder. Eu nao venho nem vou para o Paraiso mas acredito na possiblidade de o homem, construir (se) neste mundo o seu habit, um lar confortavel. Conclusão: a blogosfera é positiva para o individuo que pretende utilisala para o melhoramento da sua situação; a blogosfera é um objecto, eu existia antes dela e existo para alem dela. Salvaguarda: a relação sujeito-objecto não é estanque, é uma rel